PUBLICIDADE

ESA e Nasa: Hubble registra "caldeirão de infusão cósmica"

13 jul 2010 - 20h57
(atualizado às 21h35)
Compartilhar

As agências espaciais europeia (ESA, na sigla em inglês) e americana (Nasa) divulgaram nesta terça-feira uma imagem registrada pelo telescópio espacial Hubble de o que chamam de "caldeirão de infusão cósmica". A NGC 2467 na verdade é uma grande nuvem de gás e poeira na qual se formam diversas estrelas (os pontos azuis da imagem).

Segundo agências espaciais, muitas estrelas emergiram dessa "infusão cósmica"
Segundo agências espaciais, muitas estrelas emergiram dessa "infusão cósmica"
Foto: Divulgação

As estranhas formas da nuvem são destacadas pelo gás brilhante. A NGC 2467 é formada basicamente de hidrogênio e funciona como uma "incubadora estelar". Muitas das estrelas azuis jovens registradas emergiram dessa "infusão", mas tantas outras devem estar escondidas dentro da nuvem.

Segundo os pesquisadores, estudos indicam que a maior parte da radiação dessa nuvem vem de um única e brilhante estrela massiva (a maior na imagem). A sua poderosa radiação fez com que "limpasse" as regiões em seu entorno, afastando as estrelas em formação.

As agências afirmam que o estudo dessas regiões de formação de estrelas é importante para determinar a distância e a composição química de outras galáxias.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade