ESA e Nasa: Hubble registra "caldeirão de infusão cósmica"

13 jul 2010 - 20h57

As agências espaciais europeia (ESA, na sigla em inglês) e americana (Nasa) divulgaram nesta terça-feira uma imagem registrada pelo telescópio espacial Hubble de o que chamam de "caldeirão de infusão cósmica". A NGC 2467 na verdade é uma grande nuvem de gás e poeira na qual se formam diversas estrelas (os pontos azuis da imagem).

Segundo agências espaciais, muitas estrelas emergiram dessa "infusão cósmica"
Foto: Divulgação

As estranhas formas da nuvem são destacadas pelo gás brilhante. A NGC 2467 é formada basicamente de hidrogênio e funciona como uma "incubadora estelar". Muitas das estrelas azuis jovens registradas emergiram dessa "infusão", mas tantas outras devem estar escondidas dentro da nuvem.

Segundo os pesquisadores, estudos indicam que a maior parte da radiação dessa nuvem vem de um única e brilhante estrela massiva (a maior na imagem). A sua poderosa radiação fez com que "limpasse" as regiões em seu entorno, afastando as estrelas em formação.

As agências afirmam que o estudo dessas regiões de formação de estrelas é importante para determinar a distância e a composição química de outras galáxias.