PUBLICIDADE

Enorme asteroide com sua lua passará perto da Terra nesta sexta

31 mai 2013 - 12h43
Compartilhar

Um asteroide de 2,7 km de diâmetro passará perto da Terra nesta sexta-feira, sem risco de colisão, oferecendo aos cientistas uma oportunidade de estudar um objeto celeste enorme com sua lua própria.

O asteroide 1998 QE2 estará mais próximo da Terra às 20h59 GMT (17h59 de Brasília), a 5,8 milhões de quilômetros, cerca de 15 vezes a distância entre a Terra e a Lua, informou a agência espacial americana Nasa.

"Isto é o mais próximo que o asteroide passará da Terra por pelo menos os próximos dois séculos", destacou a Nasa.

O asteroide não será visível a olho nu, mas os astrônomos já o estudam com telescópios na Califórnia e em Porto Rico, algo que continuarão fazendo até 9 de junho.

Na quinta-feira, cientistas da Nasa, usando a antena de 70 metros Deep Space Network em Goldstone, Califórnia, informaram que o asteroide, descoberto em 1998, tem sua própria lua.

O enorme objeto celeste é conhecido como um asteroide binário e é orbitado por um satélite ou lua com 600 metros de diâmetro, informou a Nasa.

Os cientistas esperam que as observações reunidas com a passagem deste corpo celeste ajudem as agências espaciais a rastrear outros asteroides, inclusive aqueles que podem se chocar com a Terra, e calcular suas órbitas com mais antecedência.

"As medições de radar das distâncias e velocidades dos asteroides permitirão com frequência no futuro calcular as órbitas de asteroides muito antes" do que se não houvesse essas observações, informou a Nasa.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade