PUBLICIDADE

Endeavour chega à plataforma de lançamento para última missão

11 mar 2011 - 13h44
(atualizado às 13h53)
Compartilhar

O ônibus espacial Endeavour foi transportado para a plataforma de lançamento 39 A, em Cabo Canaveral, na Flórida, de onde será lançado ao espaço em sua última missão no dia 19 de abril. A operação de transporte foi concluída no início da manhã desta sexta-feira e atraiu muitos fotógrafos e curiosos ao Centro Espacial Kennedy.

O ônibus espacial Endeavour prepara última missão para o dia 19 de abril
O ônibus espacial Endeavour prepara última missão para o dia 19 de abril
Foto: Joe Skipper / Reuters

O comandante da última missão do Endeavour será o astronauta Mark Kelly, marido da congressista americana Gabrielle Giffords, que ainda se recupera de um tiro que levou na cabeça, durante uma tentativa de assassinato em janeiro. A tripulação será composta por seis astronautas, que terão a missão de instalar novos equipamentos na Estação Espacial Internacional.

Na quarta-feira, o Discovery fez seu pouso final no Centro Espacial Kennedy, concluindo uma carreira de 27 anos. A Agência Espacial Americana (Nasa) ainda planeja para junho a última missão do Atlantis, encerrando o programa de ônibus espaciais. O plano da Nasa é fazer com que os astronautas americanos sejam transportados até a Estação Espacial Internacional pela da nave Soyuz, da Rússia, possivelmente até a metade da atual década. Depois, a agência espacial deve começar a usar os serviços de companhias privadas nas suas viagens para o espaço.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade