PUBLICIDADE

Nave Soyuz desvia de destroços de foguete japonês rumo à ISS

3 set 2015 - 16h11
(atualizado às 19h59)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: EFE

A nave russa Soyuz TMA-18M, lançada ontem ao espaço com três tripulantes a bordo, a partir da base de Baikonur (Cazaquistão), desviou de fragmentos de um foguete japonês durante seu voo à Estação Espacial Internacional (ISS).

"Especialistas balísticos dos centros de controle de voos russo e americano calcularam com precisão a trajetória para evitar o choque" com os destroços do foguete japonês, lançado em 1989.

A Soyuz decolou ontem às 7h37 de Moscou (1h37 de Brasília) com ajuda de um foguete portador Soyuz-FG, e seu acoplamento à plataforma orbital será realizado amanhã às 7h42 GMT (4h42 de Brasília).

Inicialmente estava previsto que a Soyuz se acoplasse à ISS seis horas após a decolagem, mas a agência espacial russa, Roscosmos, decidiu modificar o programa de voo por motivos de segurança.

A tripulação da Soyuz é integrada pelo russo Sergei Volkov, comandante da nave; o dinamarquês Andreas Mogensen e o cazaque Aidyn Aimbetov, que substituiu a cantora britânica Sarah Brightman, que pretendia se tornar a oitava turista espacial.

Mogesen, primeiro astronauta dinamarquês, e Aimbetov, primeiro astronauta do Cazaquistão pós-independência da União Soviética, permanecerão oito dias na ISS e retornarão à Terra acompanhados do russo Gennady Padalka, um dos atuais seis astronautas a bordo da plataforma orbital.

Além de Padalka, a tripulação da ISS é integrada pelos também russos Mikhail Kornienko e Oleg Kononenko, o japonês Kimiya Yui e os americanos Kjell Lindgren e Scott Kelly.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade