PUBLICIDADE

Em carros, câmeras que registraram meteorito são comuns na Rússia

Russos usam equipamentos desse tipo para se proteger de extorsões e agressões nas ruas e estradas do país

15 fev 2013 - 16h19
(atualizado em 9/9/2013 às 13h50)
Compartilhar
Exibir comentários
Vídeo mostra queda de meteorito de diferentes ângulos; veja:

Quando um meteorito caiu na região russa dos Urais nesta sexta-feira, os primeiros vídeos que correram o mundo foram registrados a partir de câmeras instaladas no painel de carros que circulavam em locais próximos ao fênomeno. Não foram um nem dois, mas vários vídeos captados da mesma maneira (veja o vídeo acima). Não se trata de uma coincidência. Esse tipo de equipamento vem se tornando uma arma dos russos contra casos de extorsão e violência nas ruas e estradas do país.

Os vídeos de episódios bizarros que acontecem nas estradas da Rússia ficaram populares na Internet e há muita gente que até mesmo duvida da sua veracidade. Brigas, confusões, subornos e acidentes são comuns no país. A cada dia que passa, os russos descobrem uma maneira de driblar estes incidentes e contratempos. É aí que as câmeras entram. Elas servem como uma  arma em possíveis querelas judiciais. Como gravam tudo o que acontece em torno do veículo, passm a ser uma prova - aceita pela Justiça russa - em disputas de trânsito.

"Tem gente que sai de casa com vontade de brigar e qualquer problema no tráfego já é motivo para um carro arranhado, um vidro quebrado, um soco. Temos que nos proteger e esta é uma boa maneira", explica Dmitry Kurlevo, que diz ter medo de pegar a estrada fora de Moscou ou à noite. "Tudo pode acontecer".

As câmeras viraram também a menina dos olhos dos ativistas anticorrupção. "Você pode entrar em seu carro sem as calças, mas nunca sem uma câmera no painel", conta na sua página web Aleksei Dozorov, um ativista da "Brigada do Balde Azul", um grupo de direitos dos motoristas que ganhou fama na Rússia por combater as infrações de trânsito dos altos funcionários russos. "Se você tem tudo gravado, incluindo a conversa com os policiais, você vai economizar um grande dinheiro e terá o retorno do investimento inicial. Na Rússia, estas câmeras são essenciais por causa das extorsões nas estradas".

Além dos equipamentos tradicionais, os russos também usam suportes para que os smartphones funcionem como câmeras
Além dos equipamentos tradicionais, os russos também usam suportes para que os smartphones funcionem como câmeras
Foto: Reprodução

A Rússia ocupa a vergonhosa 133a posição (de um total de 176 países) quando o assunto é percepção da corrupção, segundo o ranking da ONG Transparência Internacional. A câmera para painel de carros custa aproximadamente 6 mil rublos (R$ 400) - veja foto ao lado.

Com a popularização dos smartphones e com a ajuda de um aplicativo que se pode baixar gratuitamente, os russos também utilizam os telefones como uma câmera de trânsito, com uma simples adaptação ao parabrisa do carro.

Há várias gangues na Rússia que podem ganhar até 30 mil rublos por dia (aproximadamente R$ 2 mil) apenas com golpes em motoristas. No site Avtopodstavka.ru há uma lista detalhada nos esquemas que são montados nas estradas russas. 

"Eu comprei uma câmera para minha esposa porque há muitas pessoas estúpidas nas estradas e queria ter a certeza de que ela estava bem. E depois comprei para o meu pai porque ele viaja muito de carro pela Rússia e os policias às vezes não são honestos", explica o motorista Oleg Dmitrievitch. "Essas câmeras são muito populares e podem até mesmo salvar a nossa vida", completa.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade