PUBLICIDADE

É estranho sentir o peso da língua, diz astronauta após retorno à Terra

16 mai 2013 - 15h00
(atualizado às 15h00)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>"Como o corpo controla a pressão sanguínea? Um espantalho em uma mesa inclinada para medir como", brinca o canadense</p>
"Como o corpo controla a pressão sanguínea? Um espantalho em uma mesa inclinada para medir como", brinca o canadense
Foto: Chris Hadfield / Twitter

Após retornar à Terra, o astronauta canadense Chris Hadfield, que faz sucesso nas redes sociais, compartilhou algumas imagens e a sensação de sentir novamente a força gravitacional do planeta após cinco meses no espaço. "É estranho falar e sentir o peso de meus lábios e língua! Tonto também - iria falhar em qualquer teste de sobriedade", escreveu em seu perfil no Twitter.

"Voos espaciais são um bom modelo de aceleração do envelhecimento. Hoje, Chris se sente como um velho! Às vezes, ele embaralha os pés quando caminha, sente dor nas costas, tem dificuldade em caminhar por esquinas e às vezes bate nos cantos das paredes" diz em nota divulgada na quarta-feira Raffi Kuyumjian, médico chefe da Agência Espacial Canadense (CSA, na sigla em inglês) e cirurgião do voo de Hadfield. 

<p>"É clichê, mas está é minha 1ª refeição de volta à Terra. O cheiro é como um velho amigo"</p>
"É clichê, mas está é minha 1ª refeição de volta à Terra. O cheiro é como um velho amigo"
Foto: Chris Hadfield / Twitter

Segundo o médico, Hadfield pode não sentir, mas os ossos do quadril e das costas não estão tão densos como antes do voo, já que normalmente os astronautas perdem até 1,5% da densidade óssea em microgravidade.

<p>"Fios na cabeça, peito, braços e pés, aprendendo como o corpo funciona quando ele fica sem peso por meio ano"</p>
"Fios na cabeça, peito, braços e pés, aprendendo como o corpo funciona quando ele fica sem peso por meio ano"
Foto: Chris Hadfield / Twitter

"Isso é similar, mas não tão severo quanto a osteoporose que afeta os idosos, já que Chris provavelmente irá recuperar a maior parte da densidade óssea perdida em cerca de um ano", diz o especialista, que explica que cientistas usam os astronautas para estudar esses efeitos e fazem experimentos para descobrir como tratar melhor esses problemas que afetam nossa população. 

O astronauta, que promete divulgar mais imagens que não conseguiu mostrar durante a estadia na estação espacial, também postou fotos de exames que fez após o retorno. "Como o corpo controla a pressão sanguínea? Um espantalho em uma mesa inclinada para medir como", brinca o canadense.

A Terra vista do espaço: astronauta divulga "foto final"

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade