0

Discovery é lançado com sucesso para última missão espacial

24 fev 2011
18h57
atualizado às 20h16

O ônibus espacial Discovery foi lançando nesta quinta-feira com sucesso, às 18h50 (de Brasília), a partir do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Flórida (EUA), para sua última missão espacial, após quase 27 anos do primeiro voo, em 1984.

Em sua última missão, chamada de STS-133 e que levará 11 dias, a nave tem a função de levar seis tripulantes para a troca de importantes peças na Estação Espacial Internacional (ISS) - também vão a bordo o módulo de carga multifuncional "Leonardo" e o androide "Robonaut".

Quando concluir este voo histórico, o Discovery será o primeiro ônibus espacial a ser aposentado do programa espacial americano.

O Discovery, que levou quatro anos para ser construído, colecionou recordes ao longo dos anos, como o maior número de voos no espaço - 39 missões, já contabilizando a derradeira.

O lançamento havia sido agendado iniciamente para novembro de 2010, mas foi adiado primeiro por um escape de hidrogênio, depois por uma falha elétrica e, mais tarde, por fendas que foram detectadas no tanque de combustível externo, que apareceram pouco antes da decolagem.

Os outros dois ônibus espaciais da frota americana, Atlantis e Endeavour, farão seu último voo também ainda neste ano. A viagem de aposentadoria do Endeavour está prevista para 19 de abril. Além disso, a Nasa decidiu realizar uma viagem extra do Atlantis (que já tinha sido retirado) programada para 28 de junho.

Discovery é lançado com sucesso rumo à ISS em missão final
Fonte: Terra

compartilhe

publicidade
publicidade