PUBLICIDADE

Descoberto na Polônia meteorito de 300 kg

31 out 2012 - 20h19
(atualizado às 21h12)
Publicidade

Geólogos poloneses confirmaram o achado do maior meteorito já encontrado no leste europeu e esperam que a descoberta ajude a entender a composição da camada interior do córtex terrestre. "Sabemos que o córtex terrestre é composto por ferro, mas não podemos estudá-lo. Aqui temos um ''convidado'' do espaço exterior que é similar em sua estrutura e podemos examiná-lo facilmente", declarou o professor Andrzej Miszynski à imprensa em Poznan, no oeste da Polônia, onde a descoberta foi anunciada nesta quarta-feira.

Cientistas apresentam meteorito de 300 kg
Cientistas apresentam meteorito de 300 kg
Foto: AFP

O exame do meteorito "pode ampliar nossos conhecimentos sobre a origem do Universo", declarou o professor Mizynski, citado pela agência polonesa PAP. Dois caçadores de meteoritos encontraram o objeto de 300 kg, em forma de cone, no final de setembro, a dois metros de profundidade na reserva de meteoritos de Morasko, ao norte da cidade de Poznan.

Eles usaram um detector eletromagnético e "trata-se da descoberta mais importante deste tipo nesta parte da Europa", explicou Miszynski.Os cientistas que examinam o meteorito na Universidade de Poznan pensam que ele caiu sobre a Terra há 5 mil anos e é composto principalmente de ferro, com rastros de níquel. Até agora, cerca de 1,5 mil kg de meteoritos (menores) foram descobertos na reserva de Morasko.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Publicidade