PUBLICIDADE

Curiosity registra eclipse entre luas de Marte; veja vídeo

16 ago 2013 - 14h08
(atualizado às 14h10)
Compartilhar
Exibir comentários
Robô flagra duas luas no céu de Marte:

A Nasa - a agência espacial americana - divulgou na quinta-feira um vídeo feito pela sonda Curiosity que mostra Fobos - a maior lua de Marte - passando em frente a Deimos - o menor dos dois satélites naturais do planeta vermelho. É a primeira vez que uma missão na quarta pedra do Sistema Solar registra um eclipse entre as duas luas.

As imagens conseguem mostrar as grandes crateras de Fobos. Para isso, foi usada uma lente teleobjetiva pela câmera Mastcam. Os registros foram feitos no dia 1º. O download de algumas das imagens levou mais de uma semana, já que outros dados tinham prioridade na transmissão, principalmente para planejar a rota da sonda. 

Os registros ajudam os cientistas a conhecer melhor as órbitas das duas luas. "O objetivo final é melhorar o conhecimento da órbita para que possamos medir melhor as forças de maré de Fobos na superfície sólida de Marte, nos dando conhecimento do interior de Marte", diz Mark Lemmon, da Universidade Texas A&M, pesquisador da Mastcam.

Fobos tem menos de 1% do diâmetro da Lua da Terra. Contudo, como está muito mais perto do planeta, visto da superfície, ela parece ter cerca da metade do tamanho do nosso satélite natural.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade