PUBLICIDADE

Cosmonautas russos saem da ISS para caminhada espacial

10 ago 2015 - 13h26
(atualizado às 13h50)
Compartilhar
Exibir comentários

Os cosmonautas russo Gennady Padalka e Mikhail Kornienko saíram nesta segunda-feira da Estação Especial Internacional (ISS) para realizar uma série de trabalhos em seu casco, informou o Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE) da Rússia.

Entre as tarefas da caminhada estão a limpeza da janela Nº 2 do módulo de serviço da ISS.
Entre as tarefas da caminhada estão a limpeza da janela Nº 2 do módulo de serviço da ISS.
Foto: NasaTV

A caminhada espacial terá uma duração aproximada de 6 horas e meia. "Entre as tarefas da caminhada estão a limpeza da janela Nº 2 do módulo de serviço da ISS", disse um porta-voz do CCVE, citado pela agência russa "Interfax".

Além disso, os dois cosmonautas fotografarão o casco do segmento russo da plataforma orbital, recolherão amostras da superfície das bateria solares e mudarão uma antena. Para Padalka, de 57 anos, é a nona saída ao espaço exterior, enquanto para Kornienko, de 55, a segunda.

Os trabalhos dos dois cosmonautas russos no casco da ISS são supervisionados desde o interior da plataforma orbital pelos outros quatro membros de sua tripulação: o também russo Oleg Kononenko, o japonês Kimiya Yui e os americanos Kjell Lindgren e Scott Kelly.

A Estação Espacial Internacional, um projeto de mais de US$ 100 bilhões no qual participam 16 nações, orbita a uma velocidade de mais de 27 mil km/h a uma distância de 400 quilômetros da Terra.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade