PUBLICIDADE

Cosmonautas russos fazem a segunda caminhada em 'Marte'

16 fev 2011 - 12h08
(atualizado às 15h27)
Compartilhar

Dois dos seis tripulantes da Estação Espacial Internacional (ISS), os russos Oleg Skripochka e Dmitri Kondratiev, começaram nesta quarta-feira a segunda caminhada fictícia sobre o planeta Marte, informou o Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE) da Rússia.

Os cosmonautas, mantidos há oito meses em uma réplica de uma nave espacial perto de Moscou, na Rússia, saíram ao "espaço" por meio da escotilha do módulo russo Pirs, que foi aberta com atraso de 15 minutos com relação ao horário previsto (11h15 de Brasília), disse um porta-voz do CCVE, citado pelas agências russas.

Durante a caminhada, que deve durar 6 horas e 3 minutos, Skripochka e Kondratiev devem montar e conectar várias equipes científicas do módulo russo Zvezda.

Outra tarefa que será completada pelos dois cosmonautas é retirar da superfície do módulo Zaria um contêiner com mostras de materiais e desmontar uma pequena plataforma usada de apoio nas anteriores saídas.

O programa inicial da caminhada incluía o lançamento manual pelos cosmonautas do microsatélite Kedr, mas este foi adiado para abril, mês quando se comemora 50 anos do voo de Yuri Gagarin, o primeiro homem que voou ao espaço.

O aparelho, de 30 quilos, transmitirá 25 frases de saudação em 15 idiomas, fotografias da Terra e mensagens de rádio sobre o 50º aniversário da façanha de Gagarin.

"Seu lançamento será mais oportuno uma vez que se cumpra o cinquentenário do voo de Yuri Gagarin", disse à agência "Interfax" Sergey Samburov, responsável pela experiência, que negou que o adiamento obedeça a outros motivos.

A caminhada espacial de Skripochka e Kondratiev é supervisada a partir do interior da nave pelos outros quatro tripulantes da plataforma: o russo Aleksandr Kaleri, os americanos Catherine Coleman e Scott Kelly e o italiano Paolo Nespoli.

O cosmonauta russo Oleg Skripochka faz foto do colega Dmitry Kondratyev durante caminhada simulada na superfície de Marte
O cosmonauta russo Oleg Skripochka faz foto do colega Dmitry Kondratyev durante caminhada simulada na superfície de Marte
Foto: Reuters
EFE   
Compartilhar
Publicidade