PUBLICIDADE

Cosmonautas chegam pela 1ª vez ao novo módulo científico russo

20 mai 2010 - 10h07
(atualizado às 10h19)
Compartilhar

O comandante da Estação Espacial Internacional (ISS), Oleg Kotov, e o engenheiro Aleksandr Skvortsov chegaram hoje pela primeira vez ao novo módulo científico russo Rassvet (MIM-1), acoplado à plataforma orbital no último dia 18.

"Os cosmonautas entraram no módulo com máscaras anti gás e outros equipamentos de proteção, de acordo com as medidas de segurança. Em primeiro lugar, coletaram amostras do ar e os resultados indicaram a necessidade de depuração da atmosfera", indicou um porta-voz do Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE) da Rússia.

No final de julho, os russos que integram a tripulação da plataforma orbital realizarão uma caminhada para integrarem o módulo Rassvet ao conjunto da estação espacial.

O novo espaço científico, que será utilizado para realizar experiências biotecnológicas e testes de materiais, chegou à plataforma orbital a bordo da nave Atlantis.

Em novembro, o laboratório Poisk (MIM-2), que chegou à plataforma orbital a bordo de um cargueiro Progress, somou-se aos outros três módulos do segmento russo da ISS. Em 2012 está previsto o lançamento de um novo laboratório russo, o Nauka.

O ônibus espacial parte para sua última missão
O ônibus espacial parte para sua última missão
Foto: AP
EFE   
Compartilhar
Publicidade