PUBLICIDADE

Com menos de 1 mês, 1º satélite equatoriano bate em foguete soviético

23 mai 2013 - 21h29
(atualizado às 21h29)
Compartilhar
Exibir comentários

O primeiro satélite equatoriano, que entrou em órbita em 25 de abril, se chocou contra restos de um foguete Tsyklon-3, lançado em julho de 1985 e que orbitava em meio a uma nuvem de partículas, anunciou nesta quinta-feira a Agência Espacial Civil Equatoriana (EXA). O satélite "sobreviveu" ao choque, mas está desgovernado e sem comunicação. 

Conheça a evolução dos foguetes ao longo da história

Em nota, a agência afirma que o NEE-01 Pegaso se chocou com um objeto conhecido como SCC-15890, última etapa do foguete soviético lançado nos anos 80. A colisão ocorreu à 0h38. A blindagem antirradiação do satélite e os painéis solares, que contêm titânio em sua composição, contribuíram para a "sobrevivência" do equipamento.

O satélite perdeu a orientação e gira violentamente, o que o impede de receber ou transmitir dados. O satélite argentino CubeBug-1, lançado junto com o equatoriano, teve sorte maior: também foi atingido (por pelo menos uma partícula), mas sem maiores problemas. A agência estuda agora se é possível recuperar a funcionalidade do satélite

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade