PUBLICIDADE

Com 2 dias de atraso, Soyuz atraca na ISS com 3 tripulantes

28 mar 2014 - 00h16
(atualizado às 00h17)
Compartilhar
Exibir comentários

A cápsula russa Soyuz, que transportava dois cosmonautas russos e um astronauta americano, atracou na Estação Espacial Internacional (ISS) nesta quinta-feira, dois dias após o previsto, devido a um problema técnico.

A cápsula "TMA-12M", com os russos Aleksandr Skvortsov e Oleg Artemiev, e o americano Steven Swanson a bordo, havia iniciado o processo de aproximação às 03h53 de Moscou (20h53 de quinta em Brasília), segundo a agência espacial russa.

"A atracação da cápsula na ISS se realizou. Todos os sistemas funcionam normalmente", anunciou a agência, enquanto a televisão russa divulgava as imagens ao vivo. Os três astronautas eram esperados na ISS na quarta pela manhã, apenas seis horas depois de sua decolagem do Cazaquistão, mas a nave Soyuz teve um problema técnico ao entrar em órbita.

A nave deveria seguir o procedimento padrão de aproximação curta, em seis horas e quatro revoluções ao redor da Terra. A falha técnica forçou a cápsula, porém, a se deslocar por um procedimento mais longo e que impõe 34 voltas ao redor da Terra.

O problema foi com a ignição de um dos propulsores da Soyuz, já em órbita, que não aconteceu. "A ignição do terceiro propulsor não aconteceu", disse a Nasa em sua página na Internet, acrescentando que "o problema pode ter sido que a nave não estivesse em uma boa posição, ou orientação".

Depois, a agência espacial russa Roskosmos disse ter conseguido realizar na nave as manobras necessárias para recolocá-la em uma nova trajetória, para uma aproximação em até dois dias da ISS.

"A causa (do problema) ainda não está clara - seja matemática, seja um problema de sensor -, mas é uma questão matemática a priori", disse à agência de notícias Interfax Vitali Lopota, diretor-geral da RKK Energia, que concebe e produz as naves Soyuz.

Isso pode significar que os cientistas não calcularam corretamente a altitude necessária em órbita para a ignição dos propulsores para levar a Soyuz até a ISS. Uma comissão foi criada para determinar a origem da falha.

No ano passado, a Rússia utilizou pela primeira vez um procedimento de aproximação curta para uma nave tripulada com destino à ISS.

Para transportar seus astronautas para a ISS, os Estados Unidos dependem totalmente da Roskosmos, única capaz de alcançar a estação com seus foguetes e com a nave Soyuz.

A tripulação deve cumprir na ISS uma missão de 170 dias, com mais de 100 experimentos científicos previstos para Rússia e Estados Unidos.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade