1 evento ao vivo

Cientistas querem achar versão real da lua de 'Avatar'

10 mai 2010
14h11
  • separator
  • comentários

Após um aumento no número de planetas descobertos fora do sistema solar - nas últimas duas décadas foram 450 dos chamados exoplanetas -, os astrônomos esperam agora descobrir suas luas, algumas delas supostamente habitáveis - talvez uma versão real de Pandora (do filme Avatar ) ou Endor ( Star Wars ). As informações são da Scientific American .

Reprodução artística mostra um exoplaneta na constelação de Sagitário. A lua e os anéis são hipotéticos. Cientistas esperam encontrar luas nesses gigantes gasosos, assim como a representada na imagem, que seriam habitáveis
Reprodução artística mostra um exoplaneta na constelação de Sagitário. A lua e os anéis são hipotéticos. Cientistas esperam encontrar luas nesses gigantes gasosos, assim como a representada na imagem, que seriam habitáveis
Foto: Nasa / Divulgação

Segundo a reportagem, a maioria desses planetas descobertos são mais massivos que Saturno, o que não permitiria que abriguem vida, já que tendem a ser corpos basicamente gasosos. Por outro lado, os planetas gigantes do sistema solar - Júpiter, Saturno, Urano e Netuno - têm várias luas, muitas com características de planetas, como atmosfera, campos magnéticos ou vulcões ativos.

Apesar de os nossos gigantes estarem em regiões mais frias do sistema, os exoplanetas podem ser achados em regiões onde a água pode ser encontrada - se for encontrada - em estado líquido.

Contudo, nenhuma lua foi descoberta nesses planetas ainda, mas, de acordo com a astrofísica Sara Seager, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), "é apenas uma questão de tempo (para que elas sejam encontradas)".

As primeiras luas podem ser observadas ainda neste ano. Em março, um time de cientistas reportou a descoberta do planeta COROT 9 b, que tem o tamanho e a massa de Júpiter - o maior do sistema solar - e orbita a estrela COROT 9 a uma distância parecida com a que Mercúrio orbita o Sol. Em 17 de junho, esse planeta vai passar - da perspectiva da Terra - em frente a sua estrela e um time de cientistas baseado na França tem garantido o direito de apontar o telescópio espacial Spitzer para tentar identificar os anéis e as luas de COROT 9 b neste momento. "Se eles realmente tiverem sorte nisso, pode acontecer neste ano", diz, Seager.

Telescópio gigante
Segundo a reportagem, independentemente dos resultados do grupo francês, o telescópio James Webb - o sucessor do Hubble e que será o maior observador espacial em órbita -, que deve ser lançado em 2014, poderá ser capaz de identificar essas luas. O James Webb seria capaz, inclusive, de determinar os elementos que constituem suas atmosferas.

Apesar dos avanços na área, recentes estudos indicam que Pandora pode realmente estar apenas na ficção. Astrônomos já procuraram por exoplanetas em Alfa Centauro, o sistema que abrigaria o mundo de Avatar , mas não acharam nada. Isso não significa necessariamente que não exista um mundo habitável naquela região, mas significa que seria certamente um planeta menor, como o nosso, e não uma lua.

Redação Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade