PUBLICIDADE

Cientistas projetam imagem de Mona Lisa na órbita da Lua

18 jan 2013 - 13h09
(atualizado às 13h18)
Compartilhar
Exibir comentários

A Nasa - a agência espacial americana - transformou o retrato de Mona Lisa na primeira imagem digital a ser transmitida via raio laser da Terra para um veículo espacial na órbita lunar, a quase 400 mil quilômetros de distância, graças a uma tecnologia que pode se tornar rotineira em breve.

Cientistas da Nasa transmitiram uma imagem de Mona Lisa da Terra para o espaço
Cientistas da Nasa transmitiram uma imagem de Mona Lisa da Terra para o espaço
Foto: Nasa / Reprodução

Os cientistas da Nasa costumam usar laser para rastrear a posição da sonda Orbital de Reconhecimento Lunar (LRO, na sigla em inglês) em seu trajeto no entorno da Lua. Agora, além de utilizar o instrumento para acompanhar a LRO, eles também usaram o laser para enviar uma imagem do famoso retrato de Leonardo da Vinci, na primeira demonstração de comunicação via laser com um satélite na Lua.

Para conseguir isso, a equipe utilizou o sinal de rastreamento a laser do Centro de Voos Espaciais Goddard. A imagem foi dividida em pixels, que foram então enviados à nave um por vez a partir da reprogramação dos pulsos regulares. Ao atrasar os pulsos em quantidades específicas, os cientistas aproveitaram a diferença entre a hora prevista de chegada e o tempo correto para indicar o brilho de cada pixel.

Quando a imagem foi enviada, os cientistas corrigiram erros de transmissão causados pela atmosfera terrestre com técnicas de uso frequente em CDs e DVDs. A imagem final foi verificada quando pôde ser vista na Terra através do sistema de telemetria da LRO, nave que orbita a Terra há cerca de três anos e meio.

Esse teste - e as informações obtidas com ele - abrem caminho para demonstrações de comunicação via laser que deverão ser uma característica fundamental da próxima missão da Nasa à Lua. Os lasers que são atualmente utilizados para rastrear satélites no futuro permitirão a comunicação entre eles, podendo enviar não apenas informações, mas também imagens.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade