PUBLICIDADE

Cientistas: extrair metais do espaço pode ser rentável em até 30 anos

20 fev 2013 - 15h47
(atualizado às 15h52)
Compartilhar
Exibir comentários

Cientistas reunidos nesta quarta-feira na Austrália afirmaram que a atual tecnologia permite extrair minerais e metais no espaço, mas a rentabilidade das operações ainda é questionável.

Concepção artística mostra o disco e fluxos de gás em torno da HD 142527. <span style="color: rgb(93, 88, 80); font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; line-height: 13.63636302947998px;">Astrônomos observaram pela primeira vez uma etapa crucial no nascimento de planetas gigantes.</span>
Concepção artística mostra o disco e fluxos de gás em torno da HD 142527. Astrônomos observaram pela primeira vez uma etapa crucial no nascimento de planetas gigantes.
Foto: ESO

René Frader, um dos diretores do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa - departamento responsável pela atual missão Mars Curiosity -, acredita que a extração mineral no espaço será possível e rentável em 20 a 30 anos.

Pode parecer interessante a possibilidade de obter "terras-raras", metais indispensáveis para a indústria de alta tecnologia, tanto na Lua como nos asteroides, segundo os cientistas e os diretores de grupos de mineração reunidos no Fórum de Minas Fora da Terra, o primeiro do gênero.

"Acredito que estamos no ponto em que as pessoas dizem 'ah, sim, acredito que isto é possível", declarou Andrew Dempster, do Centro Australiano para a Engenharia Espacial. "A parte mais importante da tecnologia está pronta, mas tem que ser rentável", completou.

Os custos são grandes, segundo as atuais estimativas: transportar um quilo de material à Lua custa US$ 100 mil, sem contar o valor do próprio material.

A gravidade, as temperaturas, a pressão atmosférica, as radiações e consistência do solo apresentam dificuldades sem precedentes. Mas as operações no espaço seriam em grande parte automáticas e teleguiadas.

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/capsula-tempo/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/capsula-tempo/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade