PUBLICIDADE

Cientistas descobrem que dia em exoplaneta dura só 8 horas

Com informações, pesquisadores concluem que relação entre massa e velocidade de rotação também pode ser estudada em planetas fora do Sistema Solar

29 abr 2014 - 21h01
(atualizado em 30/4/2014 às 19h00)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Ilustração registra artisticamente como seria o planeta Beta Pictoris b</p>
Ilustração registra artisticamente como seria o planeta Beta Pictoris b
Foto: Nasa / Reprodução

Um grupo de cientistas que pesquisa corpos celestes descobriu, nesta semana, qual é a duração de um dia em um exoplaneta, um planeta que não pertence ao Sistema Solar. A descoberta só foi possível devido ao Very Large Telescope do ESO (VLT), o telescópio adequado para esse tipo de pesquisa. As informações são do European Southern Observatory. 

Segundo o observatório, um dia no Beta Pictoris b dura apenas 8 horas, um valor muito menor que o observado em qualquer planeta no Sistema Solar. Com o uso do VLT, também foi possível concluir que o equador do exoplaneta desloca-se a quase 100 mil quilômetros por hora. 

Com essas informações, os cientistas podem estender aos exoplanetas a relação entre massa e rotação que é observada no Sistema Solar. Planetas de maior massa tendem a ter uma velocidade rotacional maior que os demais. 

O Beta Pictoris b é mais de 16 vezes maior que a Terra e possui 3000 vezes mais massa que o nosso planeta, no entanto um dia neste exoplaneta dura apenas 8 horas, um terço do tempo levado na Terra. Portanto, é possível concluir que a mesma lei seguida no Sistema Solar deve ser seguida também nos exoplanetas.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade