Cientistas decifram como se forma a poeira interestelar

Segundo estudo, primeiros instantes após a explosão de uma supernova são fundamentais para a formação da poeira cósmica

9 jul 2014 - 16h00
<p>A Nebulosa do Lago onde se constata a matéria interestelar</p>
A Nebulosa do Lago onde se constata a matéria interestelar
Foto: Wikimedia

Uma equipe de astrônomos conseguiu esclarecer, pela primeira vez, a formação da poeira interestelar, um processo que acontece após as supernovas e sobre o qual os analistas não tinham decifrado praticamente nada até o momento.

O estudo, publicado na linha na revista científica "Nature", constata que os primeiros instantes após a explosão de uma supernova são fundamentais para a formação da poeira cósmica.

Neste momento se forma rapidamente "partículas de poeira com diâmetro superiore a 0,001 milímetros" a partir do material que a "estrela expeliu ao espaço, inclusive antes de explodir", segundo os cientistas comprovaram com o telescópio de grandes dimensões VLT do Observatório Europeu Austral (ISSO), situado em Paranal (Chile).

"Embora ainda muito pequenas para os padrões humanos, esta é uma grande magnitude para uma partícula de poeira cósmica", explicou o ISSO em um comunicado.

O Observatório afirmou que estas dimensões "surpreendentemente grandes" são as que permitem à poeira interestelar "sobreviver no violento e adverso entorno" após a explosão.

O estudo se baseia no acompanhamento a "tempo real" de uma supernova "excepcionalmente brilhante" denominada SN2010jl, fruto da morte de uma grande estrela na pequena galáxia UGC 5189A, a 163 milhões de anos luz da terra, na constelação de Leo.

O grupo de cientistas registrou dez "instantâneas" da explosão da supernova ao longo de mais de dois anos com um espectrógrafo para acompanhar a evolução do processo.

Até agora, os astrônomos acreditavam que as supernovas eram a principal fonte de produção de poeira cósmico, especialmente nos início do universo, mas desconheciam como as partículas se condensavam e se desenvolviam.