PUBLICIDADE

China recupera lixo espacial russo que caiu no país

19 mai 2014 - 16h17
Compartilhar

Objetos que caíram em solo chinês foram identificados como lixo espacial, informou a imprensa oficial, depois que um foguete russo transportando um satélite de comunicações caiu na Terra minutos depois do lançamento.

A cidade de Qiqihar, na província de Heilongjiang (nordeste), que faz fronteira com a Rússia no extremo leste, indicou que alguns objetos parecem ter caído do céu na sexta-feira, reportou a agência de notícias chinesa Xinhua (Nova China).

Depois de análises, especialistas concluíram que eram "partes de um foguete de carga ou de um satélite", noticiou a Xinhua no domingo, citando a Agência Espacial Chinesa (CNSA).

Segundo a nota, autoridades estavam tratando da questão "com partes relevantes".

A notícia vem à tona depois de autoridades espaciais russas terem informado que o motor de controle do foguete Proton havia falhado na sexta cerca de nove minutos após o lançamento do cosmódromo de Baikonur, que a Rússia arrenda no Cazaquistão, na última de uma sequência de falhas que abalam a antes orgulhosa indústria espacial do país.

A TV estatal mostrou o foguete e seu satélite Express-AM4P queimando nas camadas superiores da atmosfera.

O satélite de 150 milhões de euros (US$ 205 milhões), construído pela empresa Astrium, do grupo Airbus, tinha como objetivo levar internet a regiões russas com pouco acesso à comunicação.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade