PUBLICIDADE

China lança primeira sonda com missão de pousar na Lua

1 dez 2013 - 15h56
(atualizado às 16h30)
Compartilhar
Exibir comentários
China lança sonda em direção à Lua
China lança sonda em direção à Lua
Foto: AP

A primeira sonda da China a ter como missão pousar e explorar a superfície da Lua, a Chang'e 3, foi lançada neste domingo do Centro de Lançamento de Satélites de Xinchang.

A sonda, que inclui o primeiro robô de exploração lunar chinês, batizado "Yu Tu", é transportada pelo foguete "Longa Marcha E3" e foi lançada na hora prevista, à 1h30 de segunda-feira (horário local; 15h30 de domingo em Brasília).

Se a missão for bem-sucedida, a China se tornará o terceiro país, depois de Estados Unidos e da antiga União Soviética, a levar uma sonda à superfície lunar. A sonda deve chegar à Lua em meados deste mês, se tudo ocorrer conforme o previsto.

A princípio, ela deve pousar sobre a cratera conhecida em latim como Sinus Iridium (em português, "Baía do Arco-Íris"), uma área escolhida especialmente por suas condições planas e que Yu Tu vai percorrer para realizar exames geológicos durante três meses.

Com um peso de 140 quilos, a sonda pode se deslocar a 200 metros por hora e está equipado, entre outros itens, por quatro câmeras e dois braços móveis que podem extrair amostras do solo lunar.

A missão lançada hoje representa a segunda fase do programa lunar chinês, que prevê a descida e exploração da superfície.

As duas missões anteriores, Chang'e I e Chang'e 2, se limitaram a orbitar o satélite antes de cair em sua superfície, como estava previsto. A terceira fase do programa prevê o retorno com sucesso à Terra.

O lançamento da missão de exploração da superfície lunar ocorre dez anos depois do primeiro voo espacial de um astronauta chinês.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade