PUBLICIDADE

Centros de 5 países se unem para tentar montar "quebra-cabeças" de Marte

9 jul 2015 - 14h29
Compartilhar
Exibir comentários

Universidades e centros de pesquisa de cinco países europeus se uniram em um consórcio denominado Upwards para tentar resolver "as grandes incógnitas" sobre Marte e encaixar assim "as peças do quebra-cabeças".

Durante três anos, este consórcio, liderado pelo Instituto de Astrofísica da Andaluzia (IAA), revisará e analisará os dados obtidos pela missão europeia Mars Express e outras missões no planeta.

Para isso, serão desenvolvidos ferramentas inovadoras de análise de dados e serão aplicados novos modelos geofísicos e atmosféricos que ajudem os cientistas a abordar questões ainda não resolvidas como o ciclo global de água em Marte, a origem do gás metano detectado em sua atmosfera ou a variabilidade das tempestades de poeira.

Junto com a participação espanhola há centros do Reino Unido, Bélgica, França e Itália, segundo uma nota do IAA.

Miguel Ángel López Valverde, pesquisador do astrofísico andaluz que lidera o projeto, assinalou que se trata de um "projeto ambicioso que pretende encaixar todas as peças soltas do quebra-cabeças e nos mostrar um Marte até agora desconhecido".

Entre as conquistas esperadas em se obter relacionadas a Marte, López destacou as trocas de seu interior até a fronteira de sua atmosfera com o espaço interplanetário.

"Até agora sabemos que elementos como o metano e o vapor de água são expulsos da sub-superfície do planeta para a atmosfera; sabemos que grandes quantidades de CO2 e água se depositam em forma de gelo sobre as regiões polares do solo marciano e sabemos que existem elementos, alguns relacionados com o ciclo de água, que se rompem pela radiação solar e escapam para o espaço".

"No entanto, ainda não foi feito um estudo conjunto de todos estes processos que nos permita ter uma imagem global consistente".

Outro dos grandes desafios é descrever e entender o problema da água. A presença de vapor de água, nuvens, superfícies geladas e as variações estacionais indicam um ciclo hidrológico marciano ativo.

"Compreendê-lo é muito importante para entender não só o clima atual do planeta, mas também a forte influência que exerceu ao longo de milhões de anos sobre a geologia de Marte, assim como suas condições ambientais e possibilidades de habitabilidade", disse François Forget, do Centro Nacional de Pesquisa Científica da França e membro do projeto.

Além disso, este consórcio criará uma base de dados inovadora e global do clima marciano, que será posto ao serviço dos cientistas.

Segundo outro dos especialistas participantes, Stephen Lewis, da Open University (Reino Unido), "os dados que o Upwards ceder aos arquivos públicos europeus, em particular à Agência Espacial Europeia, serão muito valiosos para os cientistas que pesquisam Marte".

"Serão úteis para, por exemplo, entender os ciclos químicos do planeta ou para a preparação de futuras missões espaciais, como a ExoMars".

O Upwards está dentro do Horizonte 2020, programa de pesquisa e inovação da UE, que lhe concedeu um financiamento superior a US$ 2,2 milhões.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade