PUBLICIDADE

Cargueiro russo Progress se acopla à Estação Espacial Internacional

2 out 2015 - 05h38
Compartilhar
Exibir comentários

O cargueiro espacial russo Progress M-29M se acoplou nesta sexta-feira com sucesso à Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês) após concluir um voo de seis horas, carregado com mantimentos e combustível para os seis cosmonautas que estão na plataforma orbital.

A Progress, que decolou ontem com o auxílio de um foguete Soyuz-U a partir do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, leva mais de 2.300 quilos de alimentos, água, oxigênio, combustível e equipamentos técnicos e científicos.

Este foi o segundo lançamento de um cargueiro russo desde o grave acidente sofrido em abril pela Progress M-27M, que desviou de sua órbita e acabou se desintegrando nas camadas mais densas da atmosfera.

Até então, o programa Progress, um dos grandes orgulhos da indústria aeroespacial russa, tinha tido um histórico praticamente imaculado em 35 anos de serviços, já que seu único acidente, em agosto de 2011, foi provocado por uma falha do foguete portador.

Os recentes problemas no setor espacial russo obrigaram a Roscosmos a modificar seu calendário de próximos lançamentos, como foi o caso da nave tripulada Soyuz TMA-17M, que foi lançada em julho, com dois meses de atraso.

Além da citada Progress, em abril um satélite mexicano que seria colocado em órbita também foi perdido por falha do foguete portador.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade