PUBLICIDADE

Cargueiro russo Progress M-27M não deve se acoplar no prazo à ISS

28 abr 2015 - 14h11
(atualizado às 14h11)
Compartilhar
Exibir comentários

Especialistas do setor aeroespacial russo não acreditam que o cargueiro Progress M-27M, lançado hoje para a Estação Espacial Internacional (ISS), possa se acoplar no prazo de 48 horas desde sua saída, após a nave entrar em uma órbita errada e deixar de enviar dados telemétricos.

Inicialmente estava previsto que o aparato se acoplasse à ISS seis horas após seu lançamento, realizado às 4h10 (de Brasília), mas a falha na hora de colocá-la em órbita e os problemas para receber a telemetria fizeram com que os cientistas escolhessem o ciclo longo de voo, de dois dias.

O acoplamento nesse prazo "é praticamente impossível", disse à "Interfax" uma fonte do setor aeroespacial russo, para quem "as imagens de vídeo recebidas da nave indicam que ela está girando com muita força ao redor de seu eixo".

"Os técnicos do Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE) da Rússia introduziram um comando para estabilizá-lo, mas ainda não se sabe se isto foi conseguido", afirmou.

A situação só poderá ser comprovada durante a madrugada porque, após dar cinco voltas sobre sua órbita, a Progress está fora do alcance dos localizadores por rádio do CCVE, concluiu o analista.

A comunicação com o cargueiro espacial foi perdida pouco após seu lançamento nesta manhã e o foguete portador o situar em uma órbita errada.

O CCVE informou que a Progress se situou em uma órbita 38 quilômetros mais elevada que o previsto em seu auge, após ser colocada pelo foguete portador Soyuz-2.1A.

A Progress M-27M, que transporta cerca de 2,5 toneladas de provisões para a ISS, segundo o plano de voo devia se acoplar à plataforma orbital seis horas após sua decolagem.

O aparato leva combustível, oxigênio, alimentos, equipamentos científicos e presentes para os tripulantes da ISS, que tem uma réplica da bandeira que os soldados soviéticos içaram sobre o Reichstag em maio de 1945 quando capturaram Berlim.

Com essa bandeira de fundo, os tripulantes russos da ISS tinham previsto parabenizar por videoconferência seus compatriotas por ocasião do 70º aniversário da vitória sobre a Alemanha nazista, que a Rússia celebra no dia 9 de maio.

A Estação Espacial Internacional é um projeto no qual participam 16 países e que tem um custo estimado de US$ 100 bilhões.

A plataforma, com tripulantes a bordo de maneira contínua desde 2000, tem uma massa de CERCA de 450 toneladas e orbita a uma distância de entre 335 e 460 quilômetros da Terra, com uma velocidade de 27.000 km/h.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade