PUBLICIDADE

Cargueiro espacial russo se acopla com sucesso à ISS

23 dez 2015 - 09h36
Compartilhar
Exibir comentários

O primeiro cargueiro espacial Progress da série MS, de última geração, se acoplou com sucesso ao segmento russo da Estação Espacial Internacional (ISS) nesta quarta-feira.

"O acoplamento foi realizado em modo automático", informou à imprensa russa um porta-voz do Centro de Controle de Voos russo.

O novo cargueiro, que substitui os da série M-M, leva à tripulação da ISS 2,5 toneladas de carga, inclusive mantimentos, água, combustível e oxigênio comprimido.

O Progress, integralmente digitalizado, conta com motores de reserva, novos sistemas de telemetria, aproximação e acoplamento à ISS que melhoram a segurança da nave durante a fase mais crítica do voo.

Esse foi o terceiro lançamento de um cargueiro russo desde o grave acidente sofrido em abril pelo Progress M-27M, que se desviou de sua órbita e se desintegrou nas camadas mais densas da atmosfera.

Até então, o programa Progress, um dos grandes orgulhos da indústria aeroespacial russa, tinha um histórico praticamente perfeito em 35 anos de serviço, já que seu único acidente, em agosto de 2011, foi provocado por uma falha do foguete portador.

Os recentes problemas no setor espacial russo obrigaram a Roscosmos a modificar seu calendário de próximos lançamentos, como foi o caso da nave tripulada Soyuz TMA-17M, lançada em julho com dois meses de atraso.

Todos os anos, a Rússia envia entre três e quatros cargueiros com abastecimento para a Estação Espacial Internacional, projeto que conta com a participação de 16 países e que tem um custo estimado em US$ 100 bilhões.

A plataforma, com tripulantes a bordo de maneira contínua desde 2000, tem massa de aproximadamente 450 toneladas e orbita a uma distância de entre 335 e 460 quilômetros da Terra, com velocidade de 27 mil km/h.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade