PUBLICIDADE

Cápsula espacial chinesa Shenzhou X regressa à Terra

Pequim quer instalar uma estação espacial habitada até 2020

25 jun 2013 - 23h31
(atualizado em 26/6/2013 às 13h28)
Compartilhar
Exibir comentários

A cápsula Shenzhu X regressou à Terra nesta quarta-feira, pousando sem problemas no território chinês, após a missão tripulada mais longa da história espacial da China.

Shenzhu X, que transportava dois homens e uma mulher, pousou às 8h07 local (21h08 Brasília de terça-feira) nas estepes da Mongólia interior, após 15 dias em órbita da Terra, em mais uma etapa do ambicioso programa espacial chinês.

Veja momento em que astronautas chineses retornam à Terra:

Pequim fixou como objetivo instalar uma estação espacial habitada até 2020. A TV chinesa mostrou os técnicos em torno da cápsula para abrir a escotilha de aço, e a aproximação dos médicos que farão as primeiras avaliações nos três tripulantes.

Uma hora após a cápsula tocar o solo, o comandante da tripulação, general aviador Nie Haisheng, foi o primeiro a sair, amparado por técnicos.

Shenzhu (navio divino) X atracou na quinta-feira passada ao Tiangong (palácio celeste), um módulo orbital no qual os três astronautas, entre eles Wang Yaping, segunda mulher chinesa enviada ao espaço, realizaram experiências científicas. O programa espacial chinês inclui um projeto para enviar um homem à Lua.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade