PUBLICIDADE

Cápsula Dragon da SpaceX volta à Terra após abastecer Estação Internacional

25 out 2014 - 17h29
Compartilhar

A cápsula Dragon, da empresa SpaceX, se desacoplou com sucesso da Estação Espacial Internacional (ISS) neste sábado, após sua quarta missão de entrega de provisões, segundo informou a Agência Espacial Americana (Nasa).

A previsão é que a cápsula não tripulada, que no último dia 23 de setembro se acoplou à ISS carregada com cerca de 2.300 quilos de material experimental e mantimentos para os astronautas da tripulação, caia no Oceano Pacífico, cerca de 426 quilômetros ao oeste de Baja Califórnia (México).

A Dragon retorna à Terra carregada com mais de 1.487 quilogramas de amostras e experimentos científicos, além de equipamentos que já não são necessários a bordo da Estação Espacial, informou a Nasa em seu site oficial.

A carga transportada pela cápsula Dragon até a ISS incluía uma impressora de três dimensões, um radar para estudar furacões e 20 ratos, os primeiros mamíferos que voam à nave espacial.

Com este voo da Dragon, a SpaceX já realizou quatro missões de abastecimento das 12 estabelecidas em acordo com a Nasa em um contrato de US$ 1,6 bilhão.

Em setembro, a Nasa anunciou a concessão à empresa SpaceX e a Boeing um contrato milionário para transportar astronautas americanos a partir de 2017, algo que desde a aposentadoria do programa das naves espaciais, em 2011, vinha dependendo das cápsulas Soyuz russas.

A SpaceX Dragon se transformou em 2012 no primeiro veículo comercial a levar carga à estação espacial e a empresa está agora trabalhando em uma versão para transportar humanos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade