PUBLICIDADE

Cápsula Dragon da SpaceX inicia volta à Terra após abastecer ISS

21 mai 2015 - 13h11
Compartilhar
Exibir comentários

A cápsula Dragon da empresa SpaceX se desacoplou com sucesso da Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês) nesta quinta-feira, após sua sexta missão de entrega de abastecimento, segundo informou a agência espacial americana (Nasa).

O aparelho não tripulada deixou a ISS às 8h04 (horário de Brasília) e deve cair no Oceano Pacífico às 13h42, a cerca de 249 quilômetros de Long Beach, na Califórnia.

A sonda espacial saiu de Cabo Canaveral, na Flórida, no dia 14 de abril, e no dia 17 se acoplou à ISS carregado com duas toneladas de material e 40 novos experimentos científicos. A cápsula volta à Terra com um quilo e meio de material e mostras científicas.

Com este voo da Dragon, a SpaceX já realizou seis missões de abastecimento das 12 previstas em um contrato de 1,6 bilhões assinado com Nasa.

Em setembro de 2014, a Nasa anunciou a concessão de um contrato milionário à empresa SpaceX e à fabricante aeronáutica Boeing para transportar astronautas americanos a partir de 2017, o que desde a aposentadoria do programa das naves espaciais, em 2011, dependia das cápsulas russas Soyuz.

A SpaceX Dragon se tornou em 2012 o primeiro veículo comercial a levar carga à estação espacial e agora a empresa trabalha em uma versão para transportar humanos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade