PUBLICIDADE

Cápsula Dragon chega à Estação Espacial levando provisões

3 mar 2013 - 11h55
(atualizado às 13h13)
Compartilhar
Exibir comentários

A cápsula não tripulada "Dragon", propriedade de uma empresa privada, se acoplou neste domingo à Estação Espacial Internacional (ISS) levando 550 quilos de provisões, após superar um problema com seus propulsores, o que provocou um atraso de um dia em sua chegada.

Segundo a agência espacial americana (Nasa), a cápsula, que pertence à companhia americana SpaceX, foi capturada pelo braço robótico da ISS às 10h31 GMT (7h31 de Brasília), para depois se acoplar ao módulo Harmony do laboratório espacial às 13h56 GMT.

Está previsto que a cápsula passe 22 dias acoplada à ISS, em sua segunda missão de um total de 12 previstas em um contrato da SpaceX com a Nasa. O programa prevê que a Dragon volte à Terra em 25 de março e desça com paraquedas sobre o oceano Pacífico perto do litoral da Baixa Califórnia, levando mais de uma tonelada em equipamentos e experimentos.

A bordo da ISS estão atualmente seis tripulantes: os russos Oleg Novitski, Yevgueni Tarelkin e Roman Romanenko, os americanos Kevin Ford e Tom Marshburn, e o canadense Chris Hadfield.

O desenvolvimento da Dragon é um marco para a indústria espacial americana, já que, após o fim da era dos ônibus espaciais da Nasa em 2011, o transporte de carga e tripulantes da ISS ficou nas mãos das naves russas Soyuz.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade