Cápsula Cygnus parte rumo à Estação Espacial Internacional com provisões

9 jan 2014 - 17h44
(atualizado em 10/1/2014 às 08h04)
Exibir comentários
Nave Cygnus parte para levar mantimentos para Estação Espacial:

Um foguete Antares partiu nesta quinta-feira da ilha Wallop, no litoral da Virgínia (Estados Unidos), com a cápsula Cygnus cheia de quase uma tonelada de equipamentos e provisões para os astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS). A Nasa mostrou, em seu canal de televisão, o lançamento do foguete que impulsionará a cápsula não tripulada, da empresa Orbital Sciences, até sua órbita.

Se tudo sair como está programado, na próxima segunda-feira a Cygnus terá um encontro, a cerca de 385 quilômetros da Terra, com a ISS, estação na qual residem agora seis astronautas. Dois deles, Michael Hopkins, da Nasa, e Koichi Wakata, da Agência Japonesa de Exploração Espacial, capturarão então a Cygnus com o braço robótico do posto orbital e a instalarão no módulo Harmoni.

O lançamento do Antares foi adiado na terça-feira devido à onda de frio que afetou grande parte dos Estados Unidos e voltou a ser postergado ontem devido à radiação intensa causada por uma erupção solar no dia anterior. A Cygnus leva 33 pequenos satélites que serão transferidos à ISS de onde, nos próximos meses, serão semeados em órbitas pelos astronautas da estação.

Os astronautas que residem na ISS receberão ainda provisões e 23 experimentos desenvolvidos por mais de 10 mil estudantes de escolas de ensino médio. Estes experimentos compreendem vários estudos de biologia que abordam desde a reprodução das amebas, ao cálcio nos ossos de salamandras.

A missão de Orbital Sciences é outro passo na privatização da exploração espacial americana desde que, em 2011, se pôs fim a três décadas de trabalhos das naves espaciais, que foram os veículos principais para a construção da ISS. As missões de abastecimento da ISS e revezamento das tripulações foram realizadas desde então com naves russas Soyuz.

A Nasa assinou contratos com a Orbital Sciences e com a Space Exploration Technologies para as futuras missões de abastecimento da ISS, um projeto de US$ 100 bilhões, no qual participam 15 nações.

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/ciencia/infograficos/foguetes/" href="http://www.terra.com.br/noticias/ciencia/infograficos/foguetes/">A evolução dos foguetes</a>