PUBLICIDADE

Caminhada espacial é suspensa após astronauta detectar água em seu capacete

15 jan 2016 - 17h27
Compartilhar
Exibir comentários

Uma caminhada espacial que era realizada por dois astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS) foi suspensa nesta sexta-feira por precaução após ter sido descoberto que dentro do capacete de um deles havia entrado água.

"Água no capacete de uma das roupas. Temos a tripulação efetuando os procedimentos de conclusão" da caminhada espacial, anunciou a agência aeroespacial americano (Nasa) em mensagem no Twitter.

"A tripulação está a salvo de volta à área de pressurização", acrescentou a Nasa.

O chefe de astronautas da agência, Chris Cassidy, declarou que a missão nunca esteve em perigo e que a caminhada espacial foi suspensa como medida de precaução após um incidente similar ocorrido há dois anos e meio.

A caminhada durava cerca de 5 horas quando o astronauta americano Tim Kopra informou que havia uma pequena bolha de água em seu capacete, por isso ele e seu companheiro, o britânico Tim Peake, decidiram suspender antes do tempo previsto o trabalho fora da ISS.

No entanto, os dois astronautas já haviam conseguido reparar elementos do sistema elétrico da estação que precisavam ser substituídos.

"Temos procedimentos de precaução baseados na experiência (...). A diferença é que agora não temos que adivinhar o que aconteceu", explicou Cassidy.

O incidente de hoje se assimila ao da caminhada espacial do italiano Luca Parmitano em julho de 2013, quando seu capacete se encheu de água de refrigeração até o ponto de ele quase afogar antes de conseguir retornar à ISS a salvo.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade