PUBLICIDADE

Brasil e Argentina se unem em milionário projeto astronômico

7 jul 2014 - 19h41
(atualizado às 21h09)
Compartilhar
Exibir comentários

Brasil e Argentina avançam em um milionário projeto astronômico conjunto para estudar a física solar, os buracos negros e outros fenômenos do universo, informaram nesta segunda-feira fontes oficiais. O projeto, denominado "Llama", prevê a instalação de uma antena de 12 metros de diâmetro na província argentina de Salta (noroeste), na região da Puna.

"Isso significará um salto maiúsculo para as pesquisas em rádioastronomia e, por sua vez, promoverá um grande impulso tecnológico", destacou em comunicado a secretária de Ciência e Tecnologia de Salta, Soledad Vicente.

O instrumento, cuja instalação demandará um investimento total de entre US$ 15 milhões e US$ 20 milhões, começará a funcionar em três anos, perto do cume de uma montanha localizada em Altos del Chorrillo, a 4.825 metros de altura.

Por meio do projeto Llama, o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva (MinCyT) da Argentina e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) realizarão pesquisas astronômicas de forma coordenada com uma rede de 60 antenas instalada no Deserto do Atacama, no Chile, pelos Estados Unidos, Canadá, Japão, Taiwan e países europeus. A antena financiada por Brasil e Argentina permitirá elevar até dez vezes a resolução angular em comparação com as montadas no Chile. 

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade