PUBLICIDADE

Bola de fogo no céu da Argentina era meteoro, confirmam astrônomos

23 abr 2013 - 12h04
(atualizado às 13h42)
Compartilhar
Exibir comentários
Céu fica claro de madrugada por causa de meteoro:

"Uma bola de fogo iluminou a noite", descreveram argentinos na madrugada do último domingo, quando por volta das 3h da madrugada uma espécie de explosão iluminou o céu - porém sem atingir a Terra, como aconteceu no dia 15 de fevereiro na Rússia, quando um meteorito caiu na a região dos Urais.

"Rezem", diz diretor da Nasa sobre aproximação de asteroides

O fenômeno pôde ser visto nas províncias de Tucumán, Chaco, Corrientes, Formosa e Catamarca, entre outras. Sergio Toscano, diretor de Investigações Astronômicas e Espaciais da província de Misiones, afirmou que se trata de um meteoro, parte da chuva Liríadas, que chegou ao seu ápice entre o final de domingo e o início da madrugada de segunda-feira.

Especialistas do site Spaceweather afirmaram que "a Terra está entrando em uma corrente de resíduos do antigo cometa Thatcher, fonte da anual chuva de meteoros Liríadas. Em geral, a chuva é leve (10 a 20 meteoros por hora)".

A chuva de meteoros é causada pelo rastro da passagem do cometa. Os detritos da pedra de gelo ficam pelo caminho e, quando a Terra passa por esse rastro, eles queimam na entrada da atmosfera e viram os meteoros.

Meteorito atingiu a Terra em fevereiro e asteroide passou perto; relembre

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/ciencia/infograficos/ciencia-de-a-a-z/iframe.htm" href="http://www.terra.com.br/noticias/ciencia/infograficos/ciencia-de-a-a-z/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade