PUBLICIDADE

Bola de fogo é registrada nos céus do Brasil na terça

Provável lixo espacial foi visto em São Paulo, Rio e Minas

19 jun 2013 - 14h46
(atualizado em 20/6/2013 às 08h47)
Compartilhar
Exibir comentários
Bola de fogo é registrada nos céus do Sudeste:

Uma bola de fogo pôde ser vista nos céus do País no final da noite de terça-feira. Segundo o professor Gustavo Rojas, da Universidade Federal de São Carlos, tudo indica que o objeto era um foguete chinês, lançado há seis dias para colocar em órbita um satélite e que queimou ao retornar à atmosfera.

Qual a diferença entre asteroide, cometa, meteoro e meteorito?

Segundo Rojas, a trajetória e o tempo de reentrada estavam previstos e coincidem, o que indica que realmente era o foguete chinês. "Todo foguete que é lançado em órbita, ele acaba caindo de volta na Terra. Ele é queimado na reentrada, isso é calculado (...) se sobrou alguma bomba, ela caiu no oceano", diz o professor, que complementa que esse tipo de evento é considerado comum.

O professor do Departamento de Astronomia da USP, Amaury de Almeida, explica o motivo da incandescência do material. “O detrito espacial viaja a milhares de quilômetros por segundo e, ao enfrentar a atmosfera mais densa da Terra, sofre com o atrito, que causa o aumento na temperatura e torna o material abrasivo”. Almeida conta ainda que uma forma de diferenciar pedaços de satélites e foguetes de meteoros é a coloração. Se esbranquiçado, a probabilidade maior é que se trata de lixo espacial. Meteoros apresentam cor mais escura.

Colaborou com esta notícia o internauta Rodrigo A. Fanaia, do Rio de Janeiro (RJ), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade