PUBLICIDADE

Avião capaz de realizar voos em 4 horas é aprovado pela ESA

A empresa britânica Reaction Engines pretende implementar um motor a jato na aeronave Skylon, que poderá estar disponível no mercado em apenas 10 anos

17 dez 2014 - 14h18
(atualizado às 14h33)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Ilustração da aeronave Skylon</p>
Ilustração da aeronave Skylon
Foto: Independent / Reprodução

Um avião que pode viajar para qualquer lugar do mundo em apenas quatro horas e conduzir naves espaciais para fora da atmosfera sem precisar do uso de foguetes, está ainda mais perto de ser construído após a aprovação da Agência Espacial Europeia (ESA).

Segundo o jornal The Independent, a ESA forneceu uma auditoria independente para a tecnologia Sabre desenvolvida pela compania britânica Reaction Engines, que funciona como um motor a jato na atmosfera e um foguete no espaço e promete tranformar as viagens aéreas. 

Como o motor utiliza o ar atmosférico, ao invés de transportar oxigênio em tanques como faz um foguete, ele poderia usar muito menos combustível e permitir que a aeronave viajasse mais rápido. A Reaction Engines espera implementar o motor ao avião Skylon, que pretende fabricar em breve. Ele seria capaz de levar os passageiros para qualquer lugar do mundo em apenas quatro horas e conduzir naves espaciais para fora da atmosfera, eliminando a necessidade de foguetes caros e ineficientes.

A empresa não revelou como o motor funciona, mas disse que a tecnologia envolve tubos muito pequenos bem-embalados. Acredita-se que esta seja a única tecnologia da espécie em desenvolvimento.

A companhia espera arrecadar cerca de 250 milhões de libras para financiar o desenvolvimento de uma pequena versão do motor, em três anos. A versão completa deverá estar esteja disponível dentro de 10 anos. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade