PUBLICIDADE

Atlantis se acopla à Estação Espacial Internacional

16 mai 2010 - 11h59
(atualizado às 18h17)
Compartilhar

O ônibus espacial Atlantis se acoplou com sucesso neste domingo à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), em sua última missão antes de ser aposentado. Depois deste voo, só restarão dois lançamentos de ônibus espaciais - o do Discovery em meados de setembro, e do Endeavour no fim de novembro. Em seguida, os três ônibus espaciais serão retirados de serviço após três décadas operacionais.

Atlantis chega à Estação Espacial Internacional:

Durante sua missão de 12 dias, dos quais sete o ônibus passará acoplado à ISS, o Atlantis e sua tripulação transferirão mais de 12 t de materiais, seis baterias para as antenas solares da estação, alimentos e experiências científicas. O módulo russo Rassvet ("Aurora", em russo) ,ou MRM-1, é o maior elemento dos transportados pela Atlantis.

A ISS, um projeto de 100 bilhões de dólares que começou em 1998 no qual participam 16 países, é financiado principalmente pelos Estados Unidos. Depois do fim dos ônibus espaciais, o país dependerá dos Soyuz russos para levar seus astronautas à Estação, até que um lançador americano fique pronto para substituição, em 2015.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade