PUBLICIDADE

Atlantis chega à Terra depois de sua última viagem espacial

26 mai 2010 - 11h24
Compartilhar

A nave espacial Atlantis retornou hoje à Terra após concluir com sucesso sua última missão espacial, a 32ª, durante a qual os tripulantes trabalharam para ampliar e fortalecer a Estação Espacial Internacional (ISS).

A nave aterrissou às 8h48 no horário local (9h48 de Brasília) no Centro Espacial Kennedy, na Flórida (EUA), depois que a tempestade que ameaçava a aterrissagem se dissipou.

A nave, que partiu para o espaço em 14 de maio, fez o desacoplamento da estação no domingo, e aproximadamente uma hora antes da aterrissagem colocou o ônibus na posição de aterrissagem.

O último pouso do Atlantis, que foi perfeito sob o céu azul de Cabo Canaveral, colocou em lugar de destaque para os anais da agência espacial americana (Nasa) o comandante Ken Ham, o piloto Tony Antonelli, e os especialistas de missão Michael Good, Garrett Reisman, Steve Bowen e Piers Sellers, que integravam a tripulação.

Nesta última missão do Atlantis seus seis tripulantes entregaram um compartimento de carga e um módulo de pesquisa científica construída pela agência espacial russa que proporcionará espaço adicional de armazenamento na ISS.

A missão abriu caminho para futuras visitas à ISS de outras naves, já que colocou um novo ponto de acoplamento para permitir o funcionamento das naves russas Soyuz e Progress, que substituirão às naves quando a Nasa as retirar no fim deste ano.

Durante a missão, os astronautas colocaram seis novas baterias, que foram substituídas durante a segunda e terceira caminhadas espaciais.

Esta foi a 32ª missão espacial do Atlantis e a 132ª realizada pelas naves desde que iniciou o serviço, em abril de 1981.

A Nasa retira neste ano as três naves restantes com as quais abasteceu de provisões à ISS - o Atlantis, o Discovery e o Endeavour -, que serão substituídos em 2015 para naves Orion, muito maiores e com maior capacidade de carga.

EFE   
Compartilhar
Publicidade