PUBLICIDADE

Atlantis chega à Terra após sua última viagem espacial

26 mai 2010 - 10h12
(atualizado às 10h48)
Compartilhar

O ônibus espacial Atlantis aterrissou nesta quarta-feira com seis astronautas a bordo ao final de sua última missão completando uma corrida de 25 anos de serviço, segundo imagens ao vivo da televisão da Nasa. O ônibus tocou a pista do Centro Espacial Kennedy às 12H48 GMT (08H48 local) depois de uma vertiginosa descida de 69 minutos.

Técnicos do Cabo Canaveral observam chegada da nave Atlantis
Técnicos do Cabo Canaveral observam chegada da nave Atlantis
Foto: Reuters

O Atlantis acoplou-se no domingo, dia 16, e permaneceu ligado à ISS por sete dias, durante os quais os tripulantes levaram para a estação internacional 12 toneladas de equipamentos e provisões, incluindo uma antena de comunicações, as baterias de armazenamento de energia e o módulo russo Rassvet, mas também alimentos e material para experimentos científicos.

O Rassvet ou MRM-1 é um minimódulo pressurizado de seis metros de comprimento e 2,24 de diâmetro que pesa cinco toneladas vazio. Servirá para as manobras de aproximação da estação das naves russas Soyuz e Progress, e também para armazenamento.

Após esse voo, a princípio restam apenas duas viagens para os ônibus espaciais americanos: do Discovery, na metade de setembro, e do Endeavour, no final de novembro. Depois, as três naves serão enviadas ao museu, coroando três décadas de serviço que permitiram a construção da ISS.

Com a aposentadoria da frota de ônibus espaciais, os Estados Unidos dependerão dos Soyuz russos para levar seus astronautas à Estação, até que um lançador americano fique pronto para substituição em 2015.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade