PUBLICIDADE

Atlantis: astronautas se dirigem à plataforma de lançamento

11 mai 2009 - 14h11
(atualizado às 14h37)
Compartilhar

Os sete astronautas do ônibus espacial Atlantis já se dirigiram à plataforma do Centro Espacial Kennedy, no sul da Flórida, onde subirão a bordo da nave para o lançamento da missão que irá consertar o telescópio espacial Hubble. As previsões meteorológicas da Nasa são favoráveis ao lançamento, previsto para as 15h01 (Brasília).

Da esq. para dir., Michael Good, Andrew Feustel, John Grunsfeld, Megan McArthur, o plioto Gregory Johnson e o comandante Scott Altman
Da esq. para dir., Michael Good, Andrew Feustel, John Grunsfeld, Megan McArthur, o plioto Gregory Johnson e o comandante Scott Altman
Foto: AP

O objetivo dos astronautas será o de equipar o Hubble, em cinco caminhadas espaciais, com novas baterias, giroscópios e câmeras durante a viagem de 11 dias. A missão será comandada pelo capitão aposentado da Marinha de Guerra americana, Scott Altman, que já participou de três missões espaciais, acompanhado pelo piloto Gregory Johnson, e os especialistas de missão Michael Good, John Grunsfeld, Andrew Feustel, Megan McArth e Mike Massimino.

O telescópio espacial foi colocado em órbita a 730 km da Terra no dia 27 de abril de 1990 em uma missão da nave Discovery, e desde então orbitou o planeta mais de 97 mil vezes, propiciando a mais de quatro mil astrônomos imagens de estrelas e galáxias distantes, que são invisíveis de dentro da atmosfera terrestre.

Com informações da AP e EFE

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade