PUBLICIDADE

Atlantis: astronautas iniciam caminhada espacial fora da ISS

12 jul 2011 - 11h15
(atualizado às 12h14)
Compartilhar

Os astronautas Mike Fossum e Ron Garan, residentes na Estação Espacial Internacional (ISS), iniciaram nesta terça-feira a única caminhada espacial para trabalhos extraveiculares programada durante a última missão do ônibus espacial Atlantis, informou a Nasa. A agência espacial americana disse que Fossum e Ron saíram às 10h22 (no horário de Brasília) do compartimento Quest, onde tinham permanecido por 1h30 respirando oxigênio puro enquanto se diminuía a pressão dentro do local.

Na imagem de 1977, o interior de um tanque de hidrogênio que fornece oxigênio e hidrogênio líquidos aos motores propulsores nos primeiros 8,5 minutos de voo do ônibus espacial
Na imagem de 1977, o interior de um tanque de hidrogênio que fornece oxigênio e hidrogênio líquidos aos motores propulsores nos primeiros 8,5 minutos de voo do ônibus espacial
Foto: Nasa / Divulgação

A preparação para a saída incluiu 50 minutos de exercícios, depois que os astronautas vestiram os uniformes de trabalho exterior, a fim de elevar o ritmo do metabolismo e purificar o fluxo sanguíneo de nitrogênio. Durante a jornada de seis horas de trabalhos exteriores, Fossum e Garan transferirão ao compartimento de carga do Atlantis uma bomba de amoníaco do sistema de esfriamento da ISS. Depois, os astronautas tirarão do Atlantis um mecanismo experimental para o reabastecimento mecânico de combustível a satélite e o instalarão na ISS.

A Nasa decidiu estender por mais um dia a última missão do ônibus espacial, de modo que o Atlantis, com seus quatro tripulantes a bordo, retornará à Terra no dia 21 de julho. A decisão foi tomada para dar tempo adicional para o percurso do Atlantis à ISS que servirá para abastecer os astronautas de comida por quase um ano. Em sua missão final o Atlantis transportou 4.318 kg de equipamento e provisões que permitirão que a ISS continue operando durante 2012.

EFE   
Compartilhar
Publicidade