PUBLICIDADE

Astrônomos amadores ajudam NASA a caçar asteroides

16 mar 2015 - 22h15
(atualizado às 22h15)
Compartilhar
Exibir comentários

A NASA pediu a ajuda das pessoas, e astrônomos amadores responderam criando um aplicativo que auxilia na identificação de asteroides, entre eles alguns que poderiam ameaçar a Terra.

A agência espacial norte-americana fez um pedido ano passado aos cientistas amadores, que chamou de "The Asteroid Data Hunter Challenge" (o desafio de caça de informações sobre asteroides), e ofereceu um prêmio de 55.000 dólares (cerca de R$ 178.000).

A fórmula vencedora foi um programa informático que pode ajudar a identificar muito mais asteroides do que é possível atualmente, afirmou a NASA.

"A análise das imagens do cinturão de asteroides de nosso Sistema Solar, entre Marte e Júpiter, usando um determinado algoritmo, mostrou um aumento de 15% na identificação positiva de novos asteroides", explicou a agência espacial em comunicado.

O concurso ofereceu aos cientistas a oportunidade de melhorar os algoritmos usados para descobrir asteroides nas imagens capturadas pelos telescópios.

O novo algoritmo permite aos astrônomos usar computadores para controlar autonomamente as imagens que merecem um acompanhamento, o que leva a identificar mais astros do que era possível antes.

"O desafio da caça de dados de asteroides foi mais bem sucedido do que a gente esperava", disse Jason Kessler, executivo do programa da NASA destinado à busca destes corpos celestes.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade