PUBLICIDADE

Astronautas russos completam com sucesso caminhada espacial

16 ago 2013 - 21h04
Compartilhar

Os astronautas russos Fiodor Yurchikhin e Aleksandr Misurkin completaram nesta sexta-feira uma caminhada espacial de mais de sete horas para preparar a chegada do Módulo do Laboratório Multifuncional (MLM) à Estação Espacial Internacional (ISS).

Os trabalhos dos dois astronautas, retransmitido ao vivo pela Nasa, consistiu em colocar dois cabos elétricos e um cabo Ethernet para comunicações do módulo russo "Poisk" até o segmento americano da plataforma espacial.

O trabalho no exterior da ISS começou as 11h36 (horário de Brasília) e terminou as 19h05, durando quase sete horas.

Os dois astronautas fixaram à superfície da estação um painel do experimento espacial Resistency, que estuda como o espaço exterior altera as características de resistência de alguns materiais selecionados pelos cientistas.

Os astronautas também instalaram corrimões entre os módulos "Zvezda" e "Poisk".

Yurchikhin e Misurkin voltarão a realizar trabalhos no exterior da ISS dia 22 de agosto para substituir um experimento de comunicações por laser pelas primeiras peças de um telescópio óptico.

Os russos Pavel Vinogradov, Aleksandr Misurkin e Fiodor Yurchikhin, os americanos Chris Cassidy e Karen Nyberg, e o italiano Luca Parmitano integram a atual tripulação a bordo da ISS.

Yurchikhin, que acumula mais de 45 horas de passeios espaciais, se transformará no próximo passeio espacial, que tem um tempo estimado de 6 horas, em um dos cinco astronautas com mais horas de trabalho no exterior da ISS.

EFE   
Compartilhar
Publicidade