PUBLICIDADE

Astronautas registram vazamento na Estação Espacial

9 mai 2013 - 18h33
(atualizado em 10/5/2013 às 12h27)
Compartilhar
Exibir comentários
Vazamento de substância tóxica é detectado na Estação Espacial:

A equipe de astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) reportou ao controle da missão que estava vendo pequenos flocos brancos que saíam da área da estação. Segundo a agência espacial americana, a Nasa, em nota, o que eles viram seria um vazamento de amônia do ar-condicionado. A agência espacial afirma que a ISS opera normalmente e os astronautas não correm perigo.

O registro foi feito por volta das 12h30 (de Brasília). O controle da missão e os astronautas usam câmeras externas para tentar localizar o local do vazamento. Os registros dos equipamentos confirmam a perda de amônia na estação.

A amônia é usada para resfriar as linhas de energia que transmitem eletricidade para os sistemas da estação. Cada painel solar tem seu sistema independente de resfriamento.

O problema ocorre no mesmo sistema que teve um vazamento em novembro de 2012, mas a Nasa ainda não sabe se o vazamento é o mesmo e teria voltado a ocorrer.

O comando prepara planos para desviar a energia de outros canais para manter operantes os sistemas dependentes do painel com defeito. Segundo a Nasa, especialistas avaliaram que a taxa desse vazamento pode causar o desligamento do sistema de resfriamento desse painel em cerca de 48 horas.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade