PUBLICIDADE

Astronautas interagem ao vivo com internautas em 1º chat da Nasa

Atuais habitantes da Estação Espacial Internacional responderam a perguntas durante 20 minutos

22 fev 2013 - 14h22
(atualizado às 15h02)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Ao lado de Kevin Ford e&nbsp;Tom Marshburn,&nbsp;Chris Hadfield (D) deixa o microfone flutuar enquanto responde a uma pergunta no espa&ccedil;o</p>
Ao lado de Kevin Ford e Tom Marshburn, Chris Hadfield (D) deixa o microfone flutuar enquanto responde a uma pergunta no espaço
Foto: Reprodução

Três astronautas a bordo da Estação Internacional Espacial (ISS, na sigla em inglês) revelaram detalhes sobre sua rotina no espaço e desvendaram curiosidades de internautas no primeiro Hangout realizado pela Nasa - a agência espacial americana - com a participação ao vivo do público. Kevin Ford, Chris Hadfield e Tom Marshburn, que vivem e trabalham no laboratório espacial na órbita da Terra, responderam a perguntas feitas via Twitter, Google+ e Facebook em tempo real. Alguns vídeos publicados no YouTube e enviados à Nasa previamente também foram transmitidos.

Além deles, dois astronautas na Terra e um apresentador da Nasa, além de estudantes convidados, participaram da chamada coletiva em vídeo. Durante uma hora, eles responderam questões sobre como é a vida a bordo da ISS e tiraram dúvidas a respeito de aspectos técnicos de seu trabalho. Também foram respondidas diversas curiosidades e atendido um pedido inusitado para ver um corpo girando em torno do próprio eixo em gravidade zero. A videoconferência foi encerrado por volta das 13h desta sexta-feira (horário de Brasília).

Os astronautas comentaram sobre o futuro da pesquisa espacial, o funcionamento do corpo em órbita, exercícios feitos na ISS e a recente perda de comunicação com a Terra. Também foram dadas dicas para estudantes que pensam em se tornar astronautas. A experiência de viver no espaço foi outro aspecto comentado. "O show que você vê por fora da janela é o melhor de tudo", afirmou da Terra a astronauta Nicole Stott.

Curiosidades como sobre o que os astronautas sonham estavam entre os tópicos abordados. "Sonhava com o treinamento na Terra, a sensação de não ter peso no espaço. Sonhava que estava flutuando - e realmente estava", disse Stott. E como eles quando é hora de comer ou dormir? Foi o questionamento de uma internauta, frisando que não há dia ou noite no espaço. "Você come quando está com fome e dorme quando está cansado", foi a resposta de Ron Garan, que participou de quatro missões da Nasa.

Astronautas na ISS conversam com internautas na Terra

Durante 20 minutos, astronautas a bordo da estação espacial responderam às perguntas daqueles que participaram da transmissão. Eles explicaram o que fazem na ISS, contaram suas experiências pessoas e, bem-humorados, brincaram com a falta de gravidade. A transmissão foi feita em alta qualidade de som e imagem, praticamente sem delay - um feito e tanto de comunicação entre o planeta e seus habitantes distantes aproximadamente 400 quilômetros de casa.

"O que vocês veem no espaço? Satélites, estrelas cadentes, cometas?", questionou uma internauta. "Vemos estrelas cadentes, com a diferença de que elas estão abaixo de nós, e não acima. Não vemos satélites", foi a resposta de Tom Marshburn, que está no espaço desde dezembro do ano passado.

Eles comentaram sobre o uso que fazem das redes sociais. Apenas durante a transmissão, os sites Facebook, Google+, Twitter e YouTube foram utilizados - e a Nasa participa ainda de muitos outros. "Usam a tecnologia para nos comunicar e melhorar o entendimento humano do espaço. É para o benefício de todos", afirmou o canadense Chris Hadfield. "É um experiência humana rara. Somos muitos sortudos."

<p>"Lá em cima, o corpo não pensa que você tem um esqueleto", disse Nicole Stott em resposta a uma das perguntas do público</p>
"Lá em cima, o corpo não pensa que você tem um esqueleto", disse Nicole Stott em resposta a uma das perguntas do público
Foto: Reprodução

Hadfield falou ainda sobre as fotografias que faz da Terra vista do espaço. Eles descreveu a dificuldade de retratar o planeta de cima e mostrou que usa uma câmera como as disponíveis aqui - com a vantagem de que as grandes lentes necessárias para definir melhor o objeto não têm peso no espaço. "O espaço é muito sombrio, é muito difícil equilibrar os aspectos necessárias para tirar as fotos", garantiu o astronauta. Ele informou que passou por um treinamento com fotógrafos profissionais para fazer as imagens.

Sobre a perda de comunicação com o controle de operações em Houston, nos Estados Unidos, ocorrida na terça-feira, Hadfield afirmou que não foi um grande susto. "Após anos de treinamento, estamos prontos para qualquer situação", disse ele. "A perda de comunicação não foi tão grave, a estação continuou funcionando normalmente", afirmou o astronauta canadense, deixando o microfone flutuar enquanto falava.

A mãe de um menino chamado Fred, que participou da transmissão, afirmou que o filho gostaria de ser a primeira criança no espaço e perguntou aos astronautas qual a chance de isso de fato acontecer. "Você está participando de um programa espacial neste momento, mostrando animação e interesse pelo espaço. Queremos que todos partilhem desse mesmo entusiasmo", disse a astronauta Nicole Stott.

&amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/noticias/ciencia/infograficos/ciencia-de-a-a-z/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/noticias/ciencia/infograficos/ciencia-de-a-a-z/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;gt;
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade