PUBLICIDADE

Astronautas inspecionam cobertura térmica do Endeavour

16 jul 2009 - 14h45
(atualizado às 14h57)
Compartilhar

Os astronautas a bordo do ônibus espacial Endeavour realizam nesta quinta-feira uma meticulosa inspeção de sua cobertura térmica, no segundo de uma missão de 16 dias rumo à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). Uma câmara montada no tanque de combustível do Endeavour registrou o desprendimento de oito ou nove pedaços de gelo ou espuma isolante durante o lançamento de ontem, do Centro Espacial Kennedy, no sul da Flórida.

"Vimos alguns desprendimentos de espuma", disse Bill Gerstenmaier, chefe de operações espaciais da Nasa (agência espacial americana). O Endeavour deve chegar à ISS amanhã e, após o acoplamento das duas naves, a cerca de 385 km da Terra, os astronautas começarão a instalação de uma plataforma para experimentos científicos, segmento final do laboratório japonês Kibo.

A nave partiu um dia antes do aniversário do lançamento da missão Apollo 11 que, em 1969, levou o home à Lua pela primeira vez. O comandante Mark Polansky e os outros seis astronautas iniciarão a inspeção às 13h38, no horário da Brasília, e usarão um braço robótico e câmeras para estudar os painéis térmicos que cobrem as bordas das asas e a ponta do ônibus espacial. As imagens serão revisadas por especialistas em Terra, que advertiram que, se houver problemas, ordenarão uma nova revisão antes do acoplamento do Endeavour à ISS.

O objetivo desse meticuloso exame, que se tornou rotineiro, é detectar desprendimentos das espumas isolantes que pudessem ter impacto na estrutura principal da nave, um problema que causou o desastre com o ônibus espacial Columbia. O Columbia se desintegrou durante uma missão científica, no dia 1º de fevereiro de 2003.

EFE   
Compartilhar
Publicidade