PUBLICIDADE

Astronautas iniciam missão para reparar falha em estação espacial

21 dez 2013 - 10h17
(atualizado às 10h37)
Compartilhar
Exibir comentários
Rick Mastracchio e Mike Hopkins preparam trajes espaciais para a caminhada fora da ISS
Rick Mastracchio e Mike Hopkins preparam trajes espaciais para a caminhada fora da ISS
Foto: Reuters

Dois astronautas americanos da tripulação da Estação Espacial Internacional (ISS) foram para o espaço neste sábado, na primeira das três incursões planejadas para reparar uma falha no sistema de arrefecimento da plataforma avançada orbital, informou a Nasa.

"A saída espacial de hoje (sábado) começou oficialmente", disse um comentarista da agência espacial dos Estados Unidos, que transmitiu imagens ao vivo do astronauta japonês Koichi Wakata, encarregado da operação de dentro da ISS.

O astronauta americano Rick Mastracchio realiza a sétima caminhada espacial de sua carreira, acompanhado pelo estreante Mike Hopkins, que faz sua primeira incursão fora do laboratório de pesquisa global.

Wakata vai operar o braço robótico de 15 metros da estação, içando Mastracchio e o pesado equipamento de uma seção para outra da ISS.

A primeira tarefa dos homens será a de desligar a bomba de amônia defeituosa, que é aproximadamente do tamanho de um refrigerador (1,65 metros de altura por 1,20 metros de largura e 0,90 metros de profundidade).

Em um segundo momento, marcado para segunda-feira, os astronautas vão remover a bomba para que ela possa ser substituída por um reserva armazenada na ISS.

Uma terceira caminhada espacial está prevista para o dia de Natal, quando a bomba defeituosa será transferida e a instalação de substituição será concluída.

No entanto, existe a possibilidade de que os astronautas concluam toda a tarefa em apenas duas caminhadas espaciais, segundo a Nasa.

Astronauta fotografa o 'olho da Terra'; vejas incríveis imagens feitas do espaço

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/ciencia/infograficos/buzz-lightyear/" href="http://www.terra.com.br/noticias/ciencia/infograficos/buzz-lightyear/">Traje espacial Z-1 "Buzz Lightyear"</a>
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade