PUBLICIDADE

Astronautas fazem caminhada espacial para reparos na ISS

O processo feito pelos americanos Reid Wiseman e Barry "Butch" Wilmore durou pouco mais de 6 horas

15 out 2014 - 18h45
(atualizado às 19h51)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Os astronautas Reid Wiseman (à direita) e Barry Wilmore trabalham dentro da Estação Espacial Internacional em 1º de outubro </p>
Os astronautas Reid Wiseman (à direita) e Barry Wilmore trabalham dentro da Estação Espacial Internacional em 1º de outubro
Foto: NASA / Reuters

Dois astronautas americanos saíram da Estação Espacial Internacional (ISS) nesta quarta-feira para realizar reparos e trabalhos de manutenção na estação orbital, informou a Nasa.

Reid Wiseman e Barry "Butch" Wilmore concluíram a caminhada espacial após seis horas e 34 minutos, conforme o previsto, detalhou a agência espacial americana. A saída teve início às 12h16 GMT (09h16 de Brasília).

Sua primeira tarefa foi substituir um regulador de eletricidade do tamanho de uma pasta executiva de um painel solar que apresentou defeito em maio.

Em seguida, eles mudaram os equipamentos de lugar para abrir espaço para adaptadores de acoplagem internacionais, que devem chegar ao complexo em 2015.

<p>Reid Wiseman e Alexander Gerst, da Estação Espacial Europeia, realizam uma caminhada espacial de seis horas em 7 de outubro</p>
Reid Wiseman e Alexander Gerst, da Estação Espacial Europeia, realizam uma caminhada espacial de seis horas em 7 de outubro
Foto: Alexander Gerst/Nasa/ESA / Reuters

Isto "vai configurar a estação para futuros veículos comerciais tripulados e fornecer um porto de atracação adicional para a nave de carga comercial", acrescentou a Nasa.

Os astronautas também substituíram uma câmera externa de TV que tinha perdido o zoom.

A caminhada espacial desta quarta-feira foi a de número 183 na Estação Espacial Internacional, mas foi a primeira de Wilmore.

Foi a segunda saída de Wiseman, que juntamente com o engenheiro Alexander Gerst, da Estação Espacial Europeia, finalizaram uma caminhada espacial de seis horas em 7 de outubro.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade