PUBLICIDADE

Astronautas da ISS concluem caminhada espacial

23 abr 2014 - 13h56
Compartilhar

Dois astronautas americanos realizaram nesta quarta-feira uma caminhada espacial na qual substituíram um computador defeituoso fora da Estação Espacial Internacional (ISS), segundo as imagens divulgadas ao vivo pela agência espacial americana (Nasa).

Rick Mastracchio e Steve Swanson voltaram à câmara de descompressão da ISS às 15h32 GMT (12h32 de Brasília), informou a Nasa. Sua expedição orbital durou apenas uma hora e 36 minutos.

"Bom trabalho, foi um prazer vê-los executar esta saída espacial", afirmou um dos controladores do centro de Houston (Texas, sul).

Os dois astronautas substituíram o computador Multiplexer-Demultiplexer (MDM), que tem 10 anos e que havia deixado de funcionar desde que foi realizado um controle de rotina no dia 11 de abril, quando os engenheiros não conseguiram reiniciá-lo.

Esta falha provocou o temor de que, em caso de avaria do principal computador da Estação, a Nasa não pudesse controlar alguns dos principais sistemas da Estação, entre eles os painéis solares através dos quais obtém energia, assim como os circuitos de esfriamento.

Antes da caminhada espacial, uma nave de abastecimento russa, Progress-53, se desacoplou às 08h58 GMT (05h58 de Brasília) para testar durante dois dias um novo sistema que lhe permita se acoplar automaticamente à Estação.

A Progress deve se afastar 500 quilômetros da Estação e voltará a se acoplar a ela, no módulo Zvezda, na sexta-feira, depois que os responsáveis de voo russo tiverem testado o novo sistema de acoplamento chamado Kurs, detalhou a Nasa na terça-feira.

Esta caminhada espacial foi adiada em vários dias para permitir o acoplamento da cápsula não tripulada Dragon da empresa SpaceX, realizada na manhã de domingo.

Lançada na sexta-feira a partir de Cabo Canaveral a bordo do foguete Falcon 9, a Dragon realiza sua terceira viagem para entregar material à ISS para a Nasa e a quarta visita no total à Estação.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade