PUBLICIDADE

Astronautas caminham no espaço para consertar vazamento em estação

Chris Cassidy e Tom Marshburn substituiram uma bomba no sistema de refrigeração

11 mai 2013 - 13h45
(atualizado às 18h32)
Compartilhar
Exibir comentários

Dois astronautas da estação espacial internacional começaram uma caminhada no espaço neste sábado para consertar um vazamento de amônia em um sistema de refrigeração de um dos painéis solares da estação, que fornecem eletricidade para o posto orbital.

A tripulação percebeu um fluxo constante de pequenos flocos de amônia congelada flutuando para longe de uma linha de refrigeração, do lado de fora da estação, na quinta-feira, de acordo com a Nasa.

Os administradores da missão analisaram os dados e as imagens, antes de decidir mandar os astronautas americanos Chris Cassidy e Tom Marshburn, no sábado de manhã, para tentar parar o vazamento, substituindo uma bomba no sistema de refrigeração. "A tripulação não está em perigo, e a estação continua a funcionar normalmente," disse a Nasa em comunicado.

Em vídeo, astronautas caminham no espaço para consertar vazamento:

A amônia é usada para resfriar os sistemas de energia que operam cada um dos oito painéis solares da estação. O vazamento está do lado esquerdo da estrutura de treliça da estação, um problema que os astronautas tentaram localizar anteriormente durante uma caminhada espacial que fizeram em novembro de 2012.

O trabalho consistia em redirecionar os canais de energia restantes para manter o total funcionamento dos sistemas normalmente controlados pelo painel solar que é resfriado pelo circuito que está vazando. A estação espacial, um laboratório de pesquisa de US$ 100 bilhões que órbita a 400 km acima da Terra, pertence aos EUA e a Rússia em parceria com a Europa, Japão e Canadá. A caminhada espacial estava sendo transmitida ao vivo pela  Nasa TV.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade