PUBLICIDADE

Astronautas americanos completam terceira caminhada espacial

1 mar 2015 - 16h37
(atualizado às 16h37)
Compartilhar
Exibir comentários

Dois astronautas americanos completaram neste domingo sua terceira caminhada espacial para preparar a Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês) para a chegada de futuras cápsulas comerciais nos próximos anos.

Preso à parte externa da estação orbital, o comandante da ISS, Barry Wilmore e o engenheiro de voo Terry Virts completaram suas tarefas em cinco horas e 38 minutos, aproximadamente uma hora antes do previsto.

Durante a missão, não foi relatado nenhum incidente com a roupa espacial, mas Virts descobriu uma pequena quantidade de água em seu capacete uma vez dentro da estação.

Um problema parecido ocorreu na última quarta-feira, quando após o retorno da caminhada espacial foi detectado um acúmulo de água na parte frontal do capacete de Virts.

A agência espacial norte-americana manifestou sua preocupação pelas repetidas falhas técnicas nos trajes espaciais, todas elas vinculados a um sistema de refrigeração e um acidente por uma fuga d'água em 2013 que quase afogou o astronauta Lucca Parmitano.

"Basicamente uma pequena quantidade de água residual do componente do sublimador refrigerante que se condensa uma vez que o traje é introduzido num ambiente com pressão após ser exposto ao vazio, resultando numa pequena quantidade de água no caso", disse a Nasa em seu blog.

Mas a agência acrescentou que "não era um problema" para a segurança dos astronautas.

"Fizeram um trabalho excepcional, incluindo os dois pilotos de transporte", disse a experiente astronauta Suni Williams, que trabalha na missão de controle em Houston.

Os astronautas instalaram antenas e equipamentos de comunicação para que as futuras cápsulas que chegarem da Flórida em voos comerciais possam estacionar na ISS, disse a Nasa.

Depois, fizeram o mesmo com 122 metros de cabos.

A caminhada espacial é a terceira em oito dias da Nasa e a número 187 da história da Estação.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade